quarta-feira, 8 de julho de 2009

Universo: uma amostra do amor de Deus

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto." Gênesis 1: 14-19

Esse trecho conta como Deus criou o sol, a lua e as estrelas. Só em pensarmos que Deus criou todo o universo já nos deixa maravilhados. Se analisarmos e pensarmos na grandiosidade do universo podemos imaginar um pouquinho do infinito poder do Senhor, mas vamos ver o quarto dia da criação por outro ângulo. Vamos analisar o plano de Deus pra vida do homem.

Ele criou os dois luminares. O sol e a lua. Qual o significado espiritual disso? O sol aí é uma tipologia do Senhor. Salmos 84:11 diz assim: "Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo..." E 1João 1:5:"...Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas." Então, o Senhor é a luz que ilumina as nossas vidas. Ele é o Sol que nos aquece. O que seria do sistema solar sem o sol? Pela perca da gravidade, os planetas ficariam dispersos, rodando sem rumo pelo espaço até se chocarem com uma estrela ou um planeta maior e se destruírem. Assim somos nós. Sem a proteção de Deus, ficamos em trevas, perdidos, sem saber pra onde vamos. Sem sequer ter uma certeza se continuaremos inteiros no próximo dia.

Por causa de nossos pecados, nos afastamos de Deus, e ficamos como um "planeta que fugiu do sistema solar". Mesmo com todo o amor de Deus, Ele não pode mudar nossa vida se estivermos em pecado, pois o homem pode pecar e Deus não força ninguém a se arrepender. Porém, se o homem permitir, Deus guiará a sua vida e vai protegê-lo.

Muito bem, mas e a lua? O que ela significa? A lua não tem luz própria. A luz dela, na verdade é vinda do sol. Então, entendemos que a lua é a Igreja. Não uma denominação, ou uma organização, mas todo o povo de Deus reunido na face da terra. A igreja não tem luz própria; não somos nós quem brilhamos, mas sim o Senhor. O centro de nossos cultos e de nossas vidas é o Senhor. Ele é quem deve aparecer. Se brilhamos, ou seja, se somos abençoados, é porque Deus nos ilumina. Deus quer nos usar pra iluminar esse mundo que está em trevas, mas pra isso, temos que permitir que Ele assim o faça.

E quanto as estrelas? Seguindo essa idéia, as estrelas são os cristãos. Deus nos ilumina, mas sozinhos não fazemos diferença nenhuma. Imaginem se nossa iluminação a noite dependesse apenas de uma estrelinha? Continuariamos na escuridão. Deus nos chama pra seguirmos a Ele, e pra fazermos parte de um grupo, o povo de Deus. Mas alguém pode dizer que ao contrário da lua, as estrelas tem luz própria. O que isso quer dizer? Simplismente que seremos semelhantes ao Sol (O Senhor). A palavra "cristão" significa seguidor de Cristo ou semelhante a Cristo. A cada dia nós buscamos ser mais parecidos com o Senhor. Em Filipenses 2:15 diz: "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;" Podemos entender "astros" como "estrelas".

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12 Se você ainda não tem essa luz, receba ao Senhor. Ele terá prazer de te iluminar.

Mas nesse mundo temos muitas aflições. A nossa grande esperança é que Jesus nos levará pro céu. A Cidade Santa. E Ele nos diz como lá será em apocalipse 21:23 "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada." e 22:5 "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre."

Seremos iluminados por Deus para todo o Sempre. O Sol que é o próprio Senhor nos iluminará e nos aquecerá. Receba você também essa benção.

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1

0 comentários:

Postar um comentário