segunda-feira, 6 de julho de 2009

Quantos livros você está lendo atualmente?


Gosto muito de ler. Comecei bem pequeno com os gibis que tinham aqui em casa. Aos poucos fui me dedicando em comprá-los e lê-los repetidamente por vezes e mais vezes. Quando me dei por conta já ficava dificil até de contar. Quando estava entrando na adolescência fui apresentado aos mangás. Foi algo totalmente novo! Mergulhei de cabeça nesse universo de leitura oriental. Depois, envelheci mais um pouquinho, passei a ler também os Comics, os quadrinhos norte-americamos de homens super-poderosos de Collant. Eram leituras tão intensas na minha vida que percebo que influeciaram até meu modo de pensar. Parte da minha formação foi graças a esses gibis.

Com isso, fiquei meio maníaco por leitura. Tava sempre lendo alguma coisa, e quando não tinha o que ler, sentia até um vazio. Há uns 2 anos comecei a ler livros evangélicos. Foi algo novo pra mim. Alguns livros eram meio heréticos, mas como eu não me interessava muito pela Bíblia, achava que podia aprender mais dela com livros de pessoas que supostamente a conhecem. Aos poucos fui aprendendo mais do plano de Deus. Fui lendo livros menos loucos e doutrinários pra apenas comentários da Biblia e leituras semelhantes.

Claro que também fui lendo a Biblia, mas estava mais interessado nos livros do que nela Própria. Achava mais fácil de entender. Era como se alguém já tivesse mastigado e eu apenas engolisse (meio nogento isso, mas acho que dá pra entender). Como fiquei meio maníaco por leitura, quando vi já tinha vários livros que tinha começado a ler mas não terminava por que eu pausava pra começar a ler o outro e nunca ia muito avante.

Hoje, de livros que comecei e ainda não consegui terminar, tem uns 8. Isso sem contar nas apostilas de estudo da minha igreja. Dei um tempo de comprar esses livros. Estava gastando muito dinheiro e nunca terminava de ler nenhum. Me centrei em um e terminei há umas 2 semanas, agora passei pra outro e farei assim com os demais. Mas isso não é o pior. Quando me dei conta, a Biblia tinha sido algo quase obsoleto no decorrer de boa parte da minha vida. No momento eu estava valorizando, mas não buscava por mim próprio. O que servia de aprendizado era o que passavam pra mim, não a minha própria experiência.

Quando Passei a ler e meditar na Palavra de Deus, pude ver que alguns livros tinham assuntos "estranhos", me aprofundar em coisas que já sabia e a ter mais intimidade com Deus. Não tem problemas de se ler livros cristãos, mas o que mais devemos ler é a Biblia, sem dúvida. Pode ser óbvio, mas eu não fazia isso.

Quando eu estava começando a ter mais interesse por ela, li esses versículos:
"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele." (1 Jo 2: 3-5)

Entendi então que a forma de se conhecer a Deus, é através de sua Palavra.

A propósito, esses serão os temas da maioria dos meus posts:
A Palavra de Deus.

Que todos continuem na Paz do Senhor.

2 comentários:

Diego Ventapane disse...

Cara, ultimamentte eu andava meio assim tbm.
Mas a bíblia é mt rica em conteúdo pra gente deixar ela no armário ou na gaveta, sacudamos o pó de nossas bíblias e viva a leitura da Palavra \o/

Daniel Franklin disse...

Vou melhorar o que escrevi. Ao invés de me preocupar de ler muitos livros, que tal passarmos a ler mais os 66 que compõem a Bíblia?

Postar um comentário