domingo, 5 de julho de 2009

Primeira postagem, uêbaaa \o/

Olá povo! Estou aki fazendo a minha primeira postagem no "Comamos o Pão", se alguma vida inteligente estiver lendo isso, saiba q vc não está sozinho, também encontramos dificuldades nas nossas igrejas (eu e o Daniel, q tbm vai postar aki), mas isso não quer dizer q tenhamos que fugir delas, pq não tentar abrir os olhos dos irmãos? Quero seguir o exemplo das crianças, elas não sentem vergonha de falar o que sentem, quando tristes choram, chamam pelos pais, são sinceras e amorosas, quem não se encanta com o sorriso de uma criança?

Então, para começar, deixo aki um texto q escrevi a muito tempo atrás, quando nem sonhava em ter um blog, era novo convertido (ô época boa) e buscava a Deus com mais intensidade, mesmo q de uma forma um pouco sem direção e as vezes até exagerado, meus amigos me diziam q eu ia enlouquecer, bem, acho q eles estavam certos... mas enfim, vamos ao nosso primeiro texto. Ai que emoção =)

Lá vai.

Jeito de criança



Crianças são adoráveis não são? Pois é, são sim, quem não se alegra ao ver um sorriso de um recém-nascido, ao ver o quanto elas são felizes sem motivo, como estão dispostas a brincar todo tempo, um dia desse eu tava com o filho de 4 meses de uma prima no colo, quando eu olhava pra ele parecia que eu tava hipnotizado e virei criança, comecei a brincar com ele e quando percebi eu tava falando que nem um imbecil “aahtti neném, buzuzuzuzu di dada” (não, não eram línguas estranhas, hehehe), aí todo mundo tava olhando pra minha cara e dando risada, mas fazer o que, crianças nos conquistam. Existem também crianças que parecem estar ligadas em uma tomada que só desliga quando não tem mais nada pra brincar, às vezes dão dor de cabeça quando não ensinadas corretamente pelos pais, mas de um modo geral não há quem não goste, pelo menos um pouco, de crianças. E é sobre elas que gostaria de falar, existem algumas coisas nas crianças que me chamam a atenção, sua inocência, sua confiança nos pais, e a facilidade que tem em amar.
Para começar gostaria de citar um texto da palavra do nosso Senhor que mostra o que Deus espera de nós.

Traziam-lhe também as crianças, para que o Senhor as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam.
Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.
em verdade vos digo: quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele Lucas cap. 18: 15,16 e 17

Como vemos neste texto Jesus espera que nos portemos como crianças diante dEle, que tenhamos a inocência, a confiança e o amor que as crianças tem, pois esses três pontos são essenciais para uma vida conforme os ensinamentos do Senhor. Gostaria de citar esses pontos e dissertar em cima de cada um, tentando ter um ponto de vista de uma criança.

Inocência: esse é um ponto muito importante para conseguirmos agradar o nosso Senhor pois se não tivermos inocência não conseguiremos santidade, sem santidade não temos aproximação de Deus e estando longe do nosso Criador a coisa aperta e feio, mas vamos ver uma história escrita por um alemão (Hans Christian Andersen), que fala sobre vaidade versus inocência.
Vou dar uma resumida na história, mas deixarei dentro do contexto

A nova roupa do rei

Era uma vez um rei muito vaidoso que gostava de comprar roupas caríssimas e esbanjar toda a sua riqueza pelas ruas da cidade, até que um dia dois alfaiates, sabendo de sua vaidade, lhe proporam uma roupa especial que só poderia ser vista por pessoas inteligentes e que tinham capacidade de ocupar seus devidos cargos.
Então pensou o rei:

"Essas fazendas devem ser esplêndidas. Usando-as poderei descobrir quais os homens, no meu reino, que não estão em condições de ocupar seus postos, e poderei substituí-los pelos mais capazes... Ordenarei, então, que fabriquem certa quantidade deste tecido para mim."

O rei gastou uma quantia enorme com o suposto tecido especial, e os alfaiates rapidamente começaram a tecer e a costurar um tecido que não existia, pediam fios de ouro para fazer a roupa e não o usavam, guardavam nos seus bolsos. O rei já estava ansioso para saber como a roupa estava e pensou “mas e se eu não conseguir ver a tal roupa? Serei envergonhado, então mandou um de seus velhos ministros, pois era um homem que desempenhava suas funções perfeitamente e com certeza veria o tecido. Ao chegar, o ministro viu que na verdade não tinha tecido nenhum, então mais do que depressa disse “que tecido lindo, maravilhoso, vejam as cores, os detalhes, esplêndido” (vocês acham que ele iria se passar por estúpido? Lógico que não). Quando voltou ao palácio entrou exclamando que o tecido era maravilhoso e coisa e tal. Logo, o rei se animou em pensar que o tecido era lindo e organizou um desfile para apresenta-lo as pessoas.
Chegou o grande dia, o rei “vestiu” a roupa e saiu pela rua peladão desfilando com o corpo exposto e o povo todo que já tinha ouvido falar do tecido entrou na onda “que coisa linda a nova roupa do rei, maravilhoso, magnífico, fantástica”, até que uma criança em sua inocência gritou “o rei está nu!”, todos perceberam o quanto idiotas foram e se sentiram envergonhados e saíram de lá, inclusive o rei que nunca mais voltou a ser vaidoso.

Viram como a inocência é essencial para vermos coisas que enganam a todos? Foi por causa da inocência daquela criança que todos puderam ter os olhos abertos para aquela grande farsa que era o tecido. E infelizmente meus irmãos, é isso que está acontecendo nas igrejas de hoje, muitos estão “entrando na onda”, acreditando que coisas absurdas possam realmente ser verdade, um exemplo claro é o “entrar no poder”. Muitos dizem que pra você receber a vitória tem que entrar no poder, dançar, sapatear, rodopiar, cair no chão, pois só assim você está recebendo o Espírito Santo, mas ninguém tem um olhar de criança nessas horas, porque tem medo de serem vistas como tolas ou “sem unção”, que não são salvos porque não falam em línguas, isso sem contar a unção dos quatro seres, unção extravagante, unção do riso, unção disso, unção daquilo, tá parecendo até que Deus ta distribuindo dons a torto e direito sem antes ter revelado esses dons na bíblia.

Jesus diz assim no texto de lucas 11: 42, 43 e 44

Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas a hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.
Ai de vós fariseus! Porque gostais da primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças.
Ai de vós que sois como as sepulturas invisíveis, sobre as quais os homens passam sem o saber!

Irmãos, quando falo isso não digo que Deus não possa fazer tais coisas, só estou querendo alertá-los para a bagunça que se tornou a igreja, temos que analizar todas as coisas.

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo a fora” 1joão 4:1

Devemos ter a visão de uma criança, já repararam que elas são bastante curiosas? Perguntam tudo e se você não fala ficam no seu pé. É assim que devemos ser quanto a essas novidades que aparecem por aí, lógico que Deus tem poder para que você não se agüente de pé, mas será que Ele quer isso? Por que o Senhor me jogaria no chão, qual o propósito disso? Se eu cair no chão e receber uma cura tudo bem, mas o que não podemos é entrar na onda e achar que é tudo normal, que se todo mundo tá caindo eu tenho que cair também, imagina Jesus fazendo isso, será que Ele ficaria rolando no chão, babando, gritando exageradamente, tem gente que imita animal, treme todo, ah é verdade! Não precisamos imitar Jesus, não é? Pois é pensem nisso irmãos, se tiver base na bíblia para tais atitudes vai com tudo, sejam como os crentes de Beréia que sempre analisavam as escrituras, pensem nisso, pensem como crianças que querem saber de seu Pai o que é certo e o que é errado.

Confiança: Ah! Esse é um ponto que eu gosto muito, pois estou aprendendo muito sobre ele, nos últimos meses tenho passado por situações que parecem sem sentido, às vezes me pergunto o por quê de estar acontecendo certas coisas comigo, pois não vejo motivo, mas saiba irmãos, há sim um motivo para todas as provações, o aperfeiçoamento.

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar 1 pedro 5:10

Vejam essa promessa que Deus nos faz, aperfeiçoar depois de sofrer, firmar, fortificar e fundamentar, isso quer dizer que estaremos muito mais fortes depois de uma provação e isso também serve para que possamos consolar outros

É Ele que nos conforta em toda nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus 1 coríntios 1:4

Nessas duas passagens vemos que quem as escreveu confiava plenamente no Senhor, para ele não importava o que lhe acontecia, ele sabia que o Senhor o consolaria e o livraria de toda tribulação. Era como uma criança no colo de seu pai, se sentia segura, pois tinha alguém maior e mais forte do que ele que poderia o proteger. Já viram como algumas crianças choram quando saem dos braços de seus pais? Se seus pais os tratam bem elas querem ficar com eles, pois sentem-se seguras, mas existem aqueles pais que não cuidam bem de seus filhos, só vivem gritando, batendo por motivos idiotas, sem amor, carinho e o mínimo de atenção com seus filhos, e depois ficam perguntando o por quê de seus filhos não os obedecerem, e não chorarem quando vão para o colo de outras pessoas, existem pais que são verdadeiros terroristas em suas casas, não sabem ensinar, só mandar, aí não há criança que respeite. Ainda bem que temos um Pai amoroso, carinhoso, fiel, que nos ensina como viver uma vida correta, sem mentiras e nos dá presentes quando pedimos direito, esse Paizão é maravilhoso, nesse podemos nos achegar, deitar em seu colo e nos sentir protegidos de todo mal.
Gostaria de falar mais uma coisa sobre confiança, faça uma experiência, pegue uma criança de uns 3 ou 5 anos e um pai (detalhe, esse pai deve tratar bem seu filho), ponha a criança em cima de um muro e fale ao pai que a convide a pular do muro para seus braços e veja o que vai acontecer, ela vai pular nos braços do pai, porque ela confia no seu pai até a morte, para ela não há possibilidade do pai a deixar cair no chão, por isso ela vai com tudo e se joga de cabeça confiando no paizão. É assim que devemos ser com Deus, sendo Ele nosso Pai devemos nos jogar de cabeça em Seus braços confiando que Ele vai nos segurar, isso é confiar, não importa a altura, sabemos que Ele não vai nos deixar cair.

Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre salmos 125

Se estamos abalados não estamos confiando em Deus, pensem nisso, o Senhor se agrada de quem o espera

Bom é o Senhor para os que esperam nEle, para a alma que o busca lamentações 3: 25

Amor: ah, o amor das crianças, já viram como as crianças gostam de qualquer pessoa? Isso é até perigoso, por que existem pedófilos e seqüestradores por aí que podem levar uma criança na conversa. Mas de um modo geral, as crianças são amorosas por natureza, por que nelas ainda não entrou maldade e por isso não tem malícia em seu coração, mais uma prova que devemos ser como crianças

Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
1 coríntios 14:20

Reparem o que Paulo fala, sede meninos (como crianças) na malícia, ou seja, não podemos deixar que a malícia que o mundo insiste em nos enfiar na cabeça, entre e tome conta de nossos corações, pois assim começaremos amar o nosso próximo sem impor condições, como as crianças.

Uma vez um pastor me disse que amar é uma decisão, não é por que eu vejo uma pessoa sofrendo e digo “ai, tadinha”, que eu estou demonstrando amor por ela, isso é pena, dó, compaixão, demonstramos amor quando vemos alguém em sofrimento e tomamos a iniciativa de ajudar, fazer algo para que ela saia dessa situação, melhor ainda quando vamos e pregamos o evangelho para esta pessoa. Mesmo que não conheçamos tal pessoa, o fato de irmos até ela e tentar fazer algo, é uma demonstração de amor, sendo que amar é uma decisão e não simplesmente um sentimento que nos controla, se fosse assim Deus não seria Deus, pois Ele nos ama, e sendo o Todo Poderoso não poderia ficar sob o domínio de um sentimento, a não ser que Ele escolhesse isso. Veja esse texto...

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que, tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai, ele vo-lo conceda. João 15:16

Viram? Jesus nos escolheu, foi uma decisão que Ele mesmo tomou por amor e não por um sentimento dominador, como muitos dizem, “nós não mandamos no nosso coração”, bem, Jesus escolheu amar e isso veio do coração dEle, e nós também podemos fazer essa decisão, se devemos ser imitadores de Cristo.

Mas voltando às crianças, quero destacar só mais um ponto, que está ligado ao amor, e é a pureza, quem não é puro de coração não consegue amar

Purificando as vossas almas na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro, 1 pedro1:22

Muito bem, espero que tenha edificado a vida de quem leu essa mensagem, e que o Espírito Santo trabalhe no coração de cada um, ensinando a sermos como crianças que anseiam mais e mais estar na presença do Pai, sem malícia, confiando e amando, assim como nosso Senhor ensinou.

A paz do Senhor seja com todos. Amém

2 comentários:

Daniel Franklin disse...

Aí, muito bem!
Tô aqui só pra estreiar os comentários, mas acho legal a idéia de, em alguns casos, a agente comentar as postagens por aqui.

E vamo que vamo.

Esse blog tem tudo pra dar certo. Que Deus nos guie cada vez mais.

Diego Ventapane disse...

Seria melhor comentar os comentários, né? Hehehe
Enfim, vamo nessa q a blogosfera é grande

Postar um comentário