quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Eliseu e a morte na panela Parte 1

Sempre que medito na Palavra de Deus penso o quanto ela é perfeita e tem ensinos profundos para nós. Gostaria de transpor algumas coisas que encontramos na passagem de "Eliseu e a morte que havia na panela". Talvez o texto seja conhecido, mas admito que há poucas semanas eu nunca nem tinha ouvido falar (sim, eu devia ler mais a Bíblia). Em todo caso, compartilho algumas coisas que aprendi.

"E, voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas."

(2 Reis. 4: 38)
É importante lembrarmos que fome é algo que existe na terra praticamente desde a criação do mundo. Seja por ambição e egoísmo de alguns ou descuído de outros, o mundo passa por isso há milênios, e naquela época não era diferente. E mais do que a fome de comida, estamos na época que há uma grande fome espiritual, a fome da Palavra de Deus (Amós 8:11) Em Gilgal o povo estava passando fome, mas os filhos dos profetas estavam atentos ao que Eliseu ia falar.

Pra ficar mais claro o que estava acontecendo, os "filhos dos profetas" eram aprendizes de Eliseu. Você talvez esteja se perguntando o que isso tem demais. E eu respondo: muito. Se vermos que Eliseu significa Deus é salvação, não é dificil de ver que ele está simbolizando o Senhor Jesus, afinal, Jesus é a Salvação que Deus disponibilizou para nós. Note que os aprendizes estavam assentados na presença de Eliseu, assim como nós, que devemos ficar assentados na presença do Senhor esperando as orientações dEle para o nosso sustento espiritual.

A ordem foi pôr a panela ao lume. O que é um lume? É uma espécie de fogueira, um lugar que servia tanto pra iluminar a noite, quanto pra aquecer e preparar alimentos. Veja aqui a panela como a sua própria vida. Põe a tua vida no lume, deixe que Deus te ilumine e te aqueça com o calor do Espírito Santo.

Nas próximas postagens continuo essa série e comento o que vem a ser o caldo que Eliseu falou. Pretendo terminar em breve.

Fiquem todos com Deus.

1 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

Medite no Sl 36.8,9

Nele, Pr Marcelo

Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto:

As três necessidades do apóstolo Paulo

Postar um comentário