quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Qual é a sua motivação em ler a Bíblia? Parte 2

Vemos muitos programas e campanhas pras pessoas lerem a Bíblia. Na internet tem vários. São sites ou programas feitos com o propósito de testar o conhecimento biblico dos usuários. Mas além disso, vemos concursos, eventos e coisas semelhantes, promovendo uma premiação por vezes grandiosa. Isso sem contar como alguns pastores motivam as igrejas a lerem a Bíblia no começo do ano, com o propósito de que se leia toda em um ano.

Essas coisas em si não são ruins, o problema é que muitas vezes levam as pessoas a lerem a Palavra por motivos errados. Eu digo por mim mesmo. Se eu sei que tendo mais conhecimento da Bíblia posso ganhar presentes, vou passar a estudá-la. Se posso dizer para outros que tenho mais conhecimento que eles, meu ego vai se inflar e isso também pode me motivar a ler. E quanto a usar aquele programa de leitura da Bíblia em um ano, é interessante, com uma certa motivação, as pessoas vão mesmo ler toda a Bíblia, mesmo que não entendam nada.

Mas apesar da boa intenção de tudo isso, reflita, o que te faz ler a Bíblia. Qual é a sua motivação? A idéia que passam é a seguinte, se a Bíblia é nossa regra de fé e prática, temos que lê-la de ponta a ponta. Correto! Mas de nada adianta você ler se não estiver buscando a Deus. A prova disso são os diversos teólogos ateus. Já vi muita gente com esse propósito de leitura da Bíblia, aliás, sei de gente que já leu a Bíblia mais de 14 vezes, mas por suas práticas e crenças, não parece conhecer nem mesmo um versículo. Lembremos o que Jesus disse aos fariseus e saduceus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (Jo 5:39) Eles examinavam a Bíblia, porém com a motivação e interpretação erradas. Não estou dizendo que não devemos ler a Bíblia toda, e sim, que se lermos a Bíblia apenas com o intuito de termos lido como um livro normal, de nada vai valer. E se lemos alguma passagem que não entendemos e "atropelamos" pela razão de se ler logo, aquela parte também foli lida em vão. Creio que qualquer leitor da Bíblia mais cedo ou mais tarde vai lê-la por completo, mas não necessariamente vai permitir que ela faça algum resultado em sua vida.

E, afinal, se as Escrituras testificam do Senhor, temos que ler querendo conhecê-lo. A Bíblia não tem valia se for lida apenas pra conhecimento de história, ou com ensinos pro casamento, trabalhos e coisas semelhantes. O maior objetivo do Senhor ao nos dar a Palavra é pra conhecermos a Ele, termos comunhão com Ele e pra transformarmos nossas vidas.

Você tem lido a Bíblia com a motivação certa? Tem buscado a Deus e permitido que a Palavra tenha algum resultado na sua vida? Continuem firmes na Palavra.

Daniel Franklin

3 comentários:

Blog do Sheivison disse...

Parabens pelo blog e pelo post que Deus continnue te abençoando sempre em nome de JESUS, visite meu blog passa lá e comenta. te vejo por lá.

Eliédima disse...

Adorei o blog, principalmente por direcionar a leitura da Bíblia, independente de religiões, objetivando essencialmente exaltar a palavra de DEUS!!! Abraços Eli

Luciana disse...

Fui atraída pelo título e até concordo com você em certo ponto. Vivemos dias em que a tecnologia atropela as coisas de tal forma que não consigo imaginar as pessoas com um livro feito de papel em suas mãos. A Biblia, o livro dos livros, com certeza pode até estar presente em celulares, ipode, internet, mas as escrituras impressas em papel tem sido vista por muitos como ultrapassada. Creio que nós, pastores temos que incentivar a leitura bíblica porque esse é um dos nossos papéis, levar o conhecimento de Deus a todos. Caso isso seja feito de forma rápida demais, ou sem o devido entendimento (já que alguns textos são de difícil entendimento), não importa. A Bíblia por si mesma fala. É o Espírito Santo que irá trazer o entendimento aos leitores. Que todo crente dever ler a Bíblia todo é fato, e não somente uma vez na vida, mas sempre, todos os anos. Algumas pessoas tem facilidade para ler outras não e cada um tem o seu rítimo. Ainda que sejamos encorajamos de púlpito a leitura bíblica isso não garantirá que todos a lerão, imagine só se complicarmos as coisas e falarmos que se for para ler pelos "motivos errados" (se é que isso seja possível) aí mesmo é que os cristãos não quererão lê-la. Deus o abençoe!

Postar um comentário