quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Eliseu e a morte na panela Parte 1

Sempre que medito na Palavra de Deus penso o quanto ela é perfeita e tem ensinos profundos para nós. Gostaria de transpor algumas coisas que encontramos na passagem de "Eliseu e a morte que havia na panela". Talvez o texto seja conhecido, mas admito que há poucas semanas eu nunca nem tinha ouvido falar (sim, eu devia ler mais a Bíblia). Em todo caso, compartilho algumas coisas que aprendi.

"E, voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas."

(2 Reis. 4: 38)
É importante lembrarmos que fome é algo que existe na terra praticamente desde a criação do mundo. Seja por ambição e egoísmo de alguns ou descuído de outros, o mundo passa por isso há milênios, e naquela época não era diferente. E mais do que a fome de comida, estamos na época que há uma grande fome espiritual, a fome da Palavra de Deus (Amós 8:11) Em Gilgal o povo estava passando fome, mas os filhos dos profetas estavam atentos ao que Eliseu ia falar.

Pra ficar mais claro o que estava acontecendo, os "filhos dos profetas" eram aprendizes de Eliseu. Você talvez esteja se perguntando o que isso tem demais. E eu respondo: muito. Se vermos que Eliseu significa Deus é salvação, não é dificil de ver que ele está simbolizando o Senhor Jesus, afinal, Jesus é a Salvação que Deus disponibilizou para nós. Note que os aprendizes estavam assentados na presença de Eliseu, assim como nós, que devemos ficar assentados na presença do Senhor esperando as orientações dEle para o nosso sustento espiritual.

A ordem foi pôr a panela ao lume. O que é um lume? É uma espécie de fogueira, um lugar que servia tanto pra iluminar a noite, quanto pra aquecer e preparar alimentos. Veja aqui a panela como a sua própria vida. Põe a tua vida no lume, deixe que Deus te ilumine e te aqueça com o calor do Espírito Santo.

Nas próximas postagens continuo essa série e comento o que vem a ser o caldo que Eliseu falou. Pretendo terminar em breve.

Fiquem todos com Deus.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Qual é a sua motivação em ler a Bíblia? Parte 2

Vemos muitos programas e campanhas pras pessoas lerem a Bíblia. Na internet tem vários. São sites ou programas feitos com o propósito de testar o conhecimento biblico dos usuários. Mas além disso, vemos concursos, eventos e coisas semelhantes, promovendo uma premiação por vezes grandiosa. Isso sem contar como alguns pastores motivam as igrejas a lerem a Bíblia no começo do ano, com o propósito de que se leia toda em um ano.

Essas coisas em si não são ruins, o problema é que muitas vezes levam as pessoas a lerem a Palavra por motivos errados. Eu digo por mim mesmo. Se eu sei que tendo mais conhecimento da Bíblia posso ganhar presentes, vou passar a estudá-la. Se posso dizer para outros que tenho mais conhecimento que eles, meu ego vai se inflar e isso também pode me motivar a ler. E quanto a usar aquele programa de leitura da Bíblia em um ano, é interessante, com uma certa motivação, as pessoas vão mesmo ler toda a Bíblia, mesmo que não entendam nada.

Mas apesar da boa intenção de tudo isso, reflita, o que te faz ler a Bíblia. Qual é a sua motivação? A idéia que passam é a seguinte, se a Bíblia é nossa regra de fé e prática, temos que lê-la de ponta a ponta. Correto! Mas de nada adianta você ler se não estiver buscando a Deus. A prova disso são os diversos teólogos ateus. Já vi muita gente com esse propósito de leitura da Bíblia, aliás, sei de gente que já leu a Bíblia mais de 14 vezes, mas por suas práticas e crenças, não parece conhecer nem mesmo um versículo. Lembremos o que Jesus disse aos fariseus e saduceus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (Jo 5:39) Eles examinavam a Bíblia, porém com a motivação e interpretação erradas. Não estou dizendo que não devemos ler a Bíblia toda, e sim, que se lermos a Bíblia apenas com o intuito de termos lido como um livro normal, de nada vai valer. E se lemos alguma passagem que não entendemos e "atropelamos" pela razão de se ler logo, aquela parte também foli lida em vão. Creio que qualquer leitor da Bíblia mais cedo ou mais tarde vai lê-la por completo, mas não necessariamente vai permitir que ela faça algum resultado em sua vida.

E, afinal, se as Escrituras testificam do Senhor, temos que ler querendo conhecê-lo. A Bíblia não tem valia se for lida apenas pra conhecimento de história, ou com ensinos pro casamento, trabalhos e coisas semelhantes. O maior objetivo do Senhor ao nos dar a Palavra é pra conhecermos a Ele, termos comunhão com Ele e pra transformarmos nossas vidas.

Você tem lido a Bíblia com a motivação certa? Tem buscado a Deus e permitido que a Palavra tenha algum resultado na sua vida? Continuem firmes na Palavra.

Daniel Franklin

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Qual é a sua motivação em ler a Bíblia? Parte 1

Não tem como alguém negar que a Bíblia se tornou muito mais acessível hoje em dia. É verdade que em muitos países ela é proibida e em outros não existe uma tradução compatível com o idioma local, mas é notória como a coisa tem mudado, pelo menos pra nós ocidentais.


Hoje, além da Bíblia “clássica”, vemos no mercado muitas opções de Bíblia comentadas pros mais variados públicos: do obreiro, da mulher, do e da jovem (sim, são diferentes), da família, da criança, do surfista... Temos também as Bíblias de estudo, como a pentecostal, do líder pentecostal, Dake, do pregador, apologética e várias outras. Só nessas que falei algumas auxiliam o estudo bíblico, já outras... Diria que só seguem uma tendência. Mas não é isso que quero comentar, seja como for, é muito mais fácil ter a Palavra de Deus em mãos nos dias de hoje.


É fácil ver também a Bíblia em outras mídias, quem se lembra da Bíblia em áudio? Há uns 10 anos eu via a venda pelo menos três versões diferentes (narradores diferentes), mas hoje é possível ver diversos programas de computador da Bíblia, sendo possível fazer anotações e marcações tal e qual a Bíblia escrita, além da famosa Bíblia online e a nem tão conhecida Bíblia em braile.


Ou seja, não importa quem você é, tem uma Bíblia que se encaixa de acordo com suas necessidades. Se você for cego, surdo, ou mesmo que não tenha tempo de parar em casa pra ler, que tal a Bíblia no celular? Em meio a tantas facilidades, gostaria de falar com você que lê a Bíblia, nem que seja no domingo, na leitura que todos fazem antes da pregação.


Pense bem e responda pra si mesmo. Qual é a sua motivação em ler a Bíblia?


Na segunda parte dessa postagem, estarei comentando sobre isso, aguardem.


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O quanto precisamos do Senhor



Estou um pouco afastado do blog, sem mt tempo e até cabeça pra postar alguma coisa aqui, mas andando pela internet, encontrei esse vídeo que me mostrou o quanto precisamos de Deus e de Sua misericórdia, sem Ele não somos absolutamente nada, ou melhor, somos sim, lodo, imundícia, trapos, tudo q vc possa imaginar de ruim, nós somos sem nosso Salvador.

Esse vídeo mexeu mt comigo e estou certo de q irá mexer com aqueles q andam tentando fugir de sua vontade, seus desejos pelo pecado, sua luta interior em pensar coisas puras, do alto, como nos orienta o apóstolo Paulo

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;" (Colossenses 3:2)

A cada dia q vivo nessa terra, percebo o quão miserável eu sou, mesmo lutando com todas as minhas forças pra fazer algo de bom, não sou capaz, minha natureza me faz fugir da presença do Senhor.

Mas glórias a Deus por sua bondade e justiça que mesmo sendo aborrecedores de Deus (Romanos 1:30 e 5:10), não nos deixou desamparados e nos deu Jesus para que atravéz dEle, somente por Ele encontremos o perdão dos nossos pecados e a tão procurada salvação.